Tenha uma visão unificada dos seus dados usando a propriedade App + Web do Google Analytics

Tenha uma visão unificada dos seus dados usando a propriedade App + Web do Google Analytics

Um grande desafio, quando falamos de mensuração de dados entre dispositivos, é ter uma visão unificada das informações App + Web. Até então muitas empresas analisam o engajamento de aplicativos com o Firebase Analytics e os dados de sites com o Google Analytics onde ambas as ferramentas oferecem informações poderosas, no entanto, ter uma visão unificada era um trabalho complexo.

Em julho de 2019 o Google anunciou uma nova maneira de unificar os dados mensurados de aplicativos e sites no Google Analytics, conhecida como propriedade App + Web. 

Essa propriedade tem o objetivo de facilitar a visualização de dados, unificando as informações de diferentes plataformas digitais, sendo assim se torna possível ver dados de aplicativo e web em um único local. 

Um diferencial nesta nova propriedade é a utilização do modelo de eventos centrado no usuário (user-centric event-based model) ao invés do modelo padrão utilizado no Google Analytics (modelo de dados centrado em sessões). O novo modelo oferece uma melhor funcionalidade, permitindo medir uma variedade maior de ações, independentemente da plataforma. Ele automatiza o trabalho manual de marcar esses eventos sem exigir nenhuma codificação adicional.

A seguir listamos algumas possibilidades com essa nova propriedade:

  • Visão deduplicada de usuários nas plataformas; 
  • Possibilidade de criação de audiências com base em critérios de plataforma cruzada, como, por exemplo, um usuário que abandonou um carrinho na Web e que agora está navegando no App;
  • Interface para exploração de dados e visualizações ad-hoc;
  • Visualização de funis abertos e fechados;
  • Análise dos caminhos em cada etapa do funil para entender melhor a conversão;

Novas métricas também foram disponibilizadas, agora temos:

 Engaged sessions: Essa métrica nos dá um contexto melhor do comportamento do usuário que anteriormente conhecemos com a “taxa de rejeição” no Google Analytics, ela é contabilizada apenas depois que o usuário estiver mais de 10 segundos na plataforma, caso saia antes disso, é registrado como uma rejeição.

Engaged sessions per user: é a soma do número total de sessões por usuário em média pela contagem total de usuários. Quanto maior o valor, mais usuários envolvidos temos.

Engagement time: Métrica melhorada para analisar o tempo de engajamento. Ela diagnostica o tempo da tela em primeiro plano de um dispositivo móvel, para determinar como um usuário está se engajando com o conteúdo. 

Principais Relatórios

Os relatórios App + Web são diferentes dos que vemos hoje no Google Analytics. Caso você já utilize o Firebase Analytics irá perceber uma familiaridade. Isso acontece porque em vez de enfatizar as sessões, o App + Web se concentra nos eventos e os relatórios refletem essa mudança.

Relatórios de usuários

O relatório Usuários destaca métricas e tendências de visitantes novos e recorrentes, e mudança é que agora também contêm dimensões de aquisição e novas métricas de retenção.

As funcionalidades são semelhantes ao que vemos no Google Analytics, por exemplo você pode trabalhar com dimensão secundária clicando no sinal de + no relatório.

Relatórios de comportamento

No Google Analytics, os relatórios de comportamento demonstram qual conteúdo o usuário visualizou ao visitar seu site ou aplicativo e quais interações, eventos ou conversões foram realizadas. No App + Web, os relatórios de comportamento são divididos em dois itens: eventos e exibições de página / visualizações de tela, em ambos é possível aprofundar e ter uma visão detalhada dos dados.

Relatórios de tecnologia

Os relatórios de tecnologia são divididos em duas seções: tecnologias da Web e tecnologias de aplicativos. Semelhante ao Google Analytics, o App + Web oferece relatórios completos para o navegador do usuário do site, resolução de tela, sistema operacional e relatórios por categoria de dispositivo.

Conversões e Eventos

Tradicionalmente no Google Analytics, os eventos ficam localizados nos relatórios de comportamento e as conversões são tratadas separadamente através de metas ou comércio eletrônico. No App + Web, são utilizados apenas dados de eventos para definir as conversões. 

A principal diferença no App + Web é que não utilizamos à sintaxe Categoria, Ação e Rótulo do evento, em vez disso, é utilizado o conceito do Firebase: parâmetros de evento.

Os eventos App + Web você pode registrar 50 parâmetros de texto e 50 parâmetros numéricos, importante observar que esses limites se aplicam por evento e por projeto, dado que essa nova propriedade é baseada em eventos se faz necessário criar estratégias e preparar-se para os parâmetros do evento que você deseja coletar e demonstrar na interface.

Audiências

Embora a interface seja diferente podemos comparar as audiências com o recurso de segmentos no Google Analytics. 

Este recurso também permite que o público seja criado incluindo condição, sequência ou exclusão. Depois de definido os critérios, podemos adicioná-lo a uma comparação nos relatórios da propriedade.

Relatórios de Exploração

Esta área substitui os relatórios personalizados que conhecemos no Google Analytics e pode ser usado como ponto de partida para análises individuais, sendo que temos melhorias em profundidade e usabilidade. O limite de dimensões é mais alto e, portanto, a variedade de combinações entre dimensões e métricas é mais ampla.

Com relação à usabilidade, as variáveis ​​podem ser adicionadas, alteradas ou removidas arrastando e soltando na mesma tela. Um novo aspecto disponível é a detecção de anomalias na análise exploratória. 

User Explorer no App + Web

User Explorer é um recurso já conhecido no Universal Analytics, na versão App + Web, podemos adicionar ou remover facilmente métricas, segmentos e filtros com uma função de arrastar e soltar. Se você desejar visualizar detalhes no nível de dados, basta clicar no ID do dispositivo.  

Análise de funil 

O recurso de análise de funil é muito interessante na versão App + Web, pode conter até 10 etapas, cada passo pode ser adaptado às necessidades individuais e, ao mesmo tempo, conter condições. 

 

 

 

 

 

As análises de funil podem ser abertas ou fechadas, o que significa que a etapa anterior é opcional ou obrigatória podendo ser visualizado uma sequência cronológica.

Sobreposição de Segmentos

A visualização mais esperada, sem sombra de dúvidas, é a sobreposição de segmentos. Na versão App + Web até três segmentos podem ser utilizados e refinados com filtros.

O diagrama fornece informações sobre a correlação entre os segmentos selecionados. Todas as combinações dos segmentos são demonstradas, bem como os segmentos individuais podem ser visualizados separadamente.

É possível aplicar diferentes configurações e se os dados encontrados forem interessantes é possível criar uma audiência com um clique com o botão direito. 

Próximos passos…

É importante lembrar que, nesse momento, ainda se trata de uma funcionalidade beta e alguns recursos ainda não estão disponíveis como por exemplo os relatórios de comércio eletrônico. No entanto, entendemos que os recursos da nova versão são extremamente valiosos.

Ter uma visão unificada dos dados garante uma maior flexibilidade e visão aprofundada dos esforços em diferentes plataformas, além de abrir um horizonte de estratégias usando audiências entre dispositivos. 

Também ficou empolgado como nós? Se sim, entre em contato conosco, a i-Cherry possui equipe especializada na implementação desta tecnologia e profissionais capacitados para auxiliar na utilização desses recursos.

Let´s add a Cherry on Top? 

 

  

voltar ao blog