Inbound Marketing Se Fortalece Como Disciplina Digital

Inbound Marketing Se Fortalece Como Disciplina Digital

Primeiro vamos à definição. Afinal, o que é o tal Inbound Marketing? Segundo a definição da Hubspot, Inbound Marketing é “uma metodologia de negócios para atrair consumidores gerando conteúdo de valor e experiências associadas a este conteúdo.”

As ações de Inbound Marketing incluem toda uma estratégia de análise de conteúdo, avaliação de oportunidades, planejamento e geração de conteúdo a longo prazo, podendo incluir blogs, social media, vídeos, PDFs e assim por diante. A disciplina também cobre análise de sentimento, SEO e mensageria.

O termo foi cunhado em 2005, pela própria Hubspot, e, de lá para cá, a disciplina foi se solidificando e hoje é um dos principais meios de se trabalhar o mercado digital, se não o principal. Claro que à medida que a disciplina cresce, também cresce a rivalidade no setor e com isso fica cada vez mais acirrada a disputa por conteúdo único e de qualidade. Quem ganha, neste caso, é o internauta e o consumidor, que têm à sua disposição cada vez mais conteúdo rico para apoiá-lo na tomada de decisão e como suporte após a venda.

No Brasil podemos verificar o crescimento da área acompanhando empresas como a Resultados Digitais, que disponibiliza ferramenta de inbound na linha da americana Hubspot e é forte candidata a unicórnio em 2020, e também com o crescimento da empresa de geração de conteúdo Rocket Content, que tinha no início deste ano impressionantes 70 vagas abertas.

Para você que caiu de paraquedas no assunto ou que quer se aprofundar um pouco mais no tema, na internet tem ótimos cursos e certificações para área. O conteúdo é excelente e vale a pena gastar algumas horas mesmo que você já domine o assunto. Seguem algumas sugestões:

* Hubspot Academy (em inglês) https://academy.hubspot.com/

* Universidade RD https://rduniversity.com.br/

* Rock University https://university.rockcontent.com/

E então, vamos começar 2020 aprendendo algo novo e adicionando algumas certificações ao seu perfil do Linkedin? ;-

voltar ao blog