O novo Google Analytics: Google Analytics 4 property

O novo Google Analytics: Google Analytics 4 property

Por Dora Oliveira

O Google Analytics 4′ (anteriormente chamado de propriedade App + Web) chega trazendo recursos importantes para o dia a dia dos profissionais de Marketing. 

De olho na constante mudança do mercado e com base numa pesquisa da Forrester Consulting, o Google observou que uma das principais necessidades dos profissionais de marketing é melhorar o uso de análises e que as soluções existentes geralmente não têuma visão completa do cliente. E como respostatrouxe o Google Analytics 4: 

“Para ajudá-los a obter um melhor ROI de seu marketing a longo prazo, estamos criando um novo e mais inteligente Google Analytics que se baseia na propriedade App + Web que introduzimos na versão beta no ano passado. 

Ele tem o aprendizado de máquina em seu núcleo para revelar insights úteis automaticamente e fornecer a você um entendimento completo de seus clientes em todos os dispositivos e plataformas.” 

Entre os pontos mais relevantes dessa versão estão:

Insights mais inteligentes que usam aprendizado de máquina para identificar tendências 

Usando os modelos de aprendizado de máquina (machine learning) avançados do Google, o novo Analytics irá alertá-lo automaticamente sobre tendências significativas em seus dados. Essa função vai ajudar inclusive a antecipação de ações futuras que seus clientes possam realizar, calculando probabilidades que podem ajudar a focar em públicos de mais valorpor exemplo. 

 

Google Analytics 4 mede as interações na web e em aplicativos, ou seja, você terá uma visão completa das visualizações engajadas do YouTube que ocorrem no aplicativo e na webpor exemplo. 

Com essa visão holística fica mais fácil e ágil criar públicos mais segmentados e automaticamente acioná-los através dos canais de mídia com mensagens relevantes – unindo isso aos pontos anteriores, será rápido agir para melhorar o ROI. 

 

 

Dados centrado no cliente 

O Google Analytics 4 traz uma evolução da medição fragmentada por dispositivo ou plataforma para uma medição centrada no cliente. 

O Google usará desde IDs de usuário fornecidos pelo profissional de marketing sinais exclusivos do Google para entregar uma visão mais completa de como seus clientes interagem com sua empresa. Mesmo que seu cliente tenha começado a jornada na web e terminado no aplicativoserá possível relacionar esses dados e gerar análises e insights mais inteligentes e relevantes para seu negócio. 

 

Controles de dados mais granulares 

LGPD, Cookielesso novo Analytics foi projetado para se adaptar a um futuro com ou sem cookies ou identificadores. 

As empresas e os profissionais terão controles de dados mais granulares na nova versão do Google Analytics. Esses controles poderão ser usados para gerenciar como os dados são coletados e retidos e também especificar como os dados devem ser usados ​​para publicidadeComo escolher o momento para usar os dados do cliente para otimizar os anúncios e quando limitar o uso dos dados apenas para mediçãosão alguns dos exemplos. 

Como falamos no início, a versão Beta passa a ser oficial e o Google Analytics 4 é agora a experiência padrão para novas propriedades – é onde o Google investirá em melhorias futuras, como foi oficializado por eles. Portanto, nossa recomendação é que você crie sua propriedade Google Analytics 4 e comece a descobrir na prática todas essas novidades. 

Lembrando que a i-Cherry é uma agência Partner e Reseller das plataformas de Marketing do Google, temos um time inteiro de especialistas pronto para te ajudar.