ASO - AppStore Optimization

Como é feita a otimização de aplicativos na i-Cherry?

Saiba Mais

Baseamos nossas estratégias a partir do ASO (App Store Optimization), que são práticas para otimizar aplicativos e fazer com que eles apareçam nas primeiras buscas das lojas (App Store ou Play Store) em suas respectivas categorias.

Mas por que isso é importante?
Bom, pense na loja de aplicativos como sendo o Google. Você pesquisa um tema e aparecem centenas de resultados, em qual você clica? Nos primeiros! É a mesma coisa com os aplicativos. Se você buscar por “finanças” e cinco resultados aparecerem na primeira dobra (sem precisar deslizar para ver o resto do conteúdo), em qual você clica?

Grupo de pessoas sentados em um gramado em frente à entrada da i-Cherry.

Para ter em mente: Palavras-chave

Assim como no resultado de busca do Google, as palavras-chave têm grande responsabilidade dentro da loja de aplicativos. Tanto o nome, quanto o título e as descrições do seu app precisam levar em consideração uma busca por palavras-chave, que são realizadas por ferramentas com as quais trabalhamos.

A partir disso, há mais detalhes que podem incentivar que seu app seja baixado, acompanhe:

Como utilizar o App Store Optimization?

Guia para começar a utilizar o ASO e melhorar a visibilidade do seu app.

1- Encontre as palavras-chave certas

Na Google Play Store, é uma boa prática usar mais de uma vez as palavras-chave escolhidas. Já na IOS App Store, isso é considerado exagero e espaço perdido, influenciando no mau posicionamento do seu aplicativo na hora da busca.

Grupo de pessoas sentados em um gramado em frente à entrada da i-Cherry.

2- Coloque as palavras-chave no lugar certo

Palavras-chave precisam estar relacionadas à busca do usuário. Quando pensamos em colocar essas palavras nos lugares certos, pensamos em:

  • Nome do app;
  • Subtítulo do app (App Store) ou breve descrição (Play Store);
  • Descrição do aplicativo (em bullet points);
  • O espaço exclusivo para palavras-chave (apenas para iOS App Store).

3- Converta visitantes em usuários

Este é o momento de encantar:

  • Ícones bem feitos e descrições interessantes aumentam as chances de seu aplicativo ser baixado;
  • Os dois primeiros screenshots são os mais importantes! Mostre a usabilidade do app para engajar os usuários;
  • Adicione um vídeo com uma prévia do que o app faz;
  • Categorize seu app de acordo com a função destinada;
  • Acompanhe as avaliações e responda os feedbacks dos usuários;
  • Faça melhorias e atualizações frequentemente.

Grupo de pessoas sentados em um gramado em frente à entrada da i-Cherry.

Qual a importância do App Store Optimization?

A otimização de aplicativos é importante quando falamos em estratégia de campanhas de marketing digital que envolvem aplicativos. Muitas vezes, o objetivo da campanha envolve realizar o download do app da sua empresa, isso torna o App Store Optimization fundamental, pois se torna o último passo para a conversão da sua estratégia digital.

Com mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis nas lojas de apps, é essencial que seu aplicativo esteja em destaque para ser encontrado rapidamente. A otimização de aplicativos é uma prática de impulsionamento orgânico que resulta em conversões significativas para sua empresa/campanha.

Grupo de pessoas sentados em um gramado em frente à entrada da i-Cherry.

Entre em contato

Para saber mais sobre Marketing em Apps

Certificações: melhor empresa para trabalhar e parcerias: Google, Facebook Microsoft e AppsPlayer

i-Cherry: antecipando mudanças, desenvolvendo talentos, transformando negócios.